pessoa com relógio no pulso

No trabalho a correria é quase sempre grande e são muitas tarefas a executar e situações para resolver diariamente. Como então otimizar o tempo para dar conta de tudo com excelência e sem ficar sobrecarregado e perdido? 

Acorde mais cedo

A primeira dica vale para quando ainda estamos em casa: procurar acordar mais cedo. Use esse tempo a mais para estabelecer as prioridades do dia e dar início ao que já pode ser feito. Faça uma lista e dê preferência para o que está com o prazo mais apertado. Concluir pequenas tarefas do dia a dia dá a sensação de produtividade, o que é muito importante para entrar no ritmo do trabalho.

Separe o pessoal do profissional

Outro exercício diário é aprender a separar os problemas e deixar tudo do âmbito pessoal fora do local de trabalho. Assim é mais fácil focar e desempenhar as atividades da melhor forma possível. Se for necessário, converse com o responsável pelo seu setor e explique a situação ou peça um tempo para a solução do que está incomodando.

Outra dica é aprender a delegar tarefas e confiar na equipe que trabalha com você. Isso evita sobrecarga, agiliza o fluxo de trabalho e também estimula o desenvolvimento dos profissionais e das atividades em grupo. 

Organize seu ambiente de trabalho

Para otimizar o tempo no trabalho, é preciso também organizar o espaço de trabalho e também os recursos disponíveis. Isso evita perda de tempo procurando documentos, contatos e ainda contribui para um ambiente limpo e harmonioso, o que vai facilitar em muito na rotina. 

Fuja de distranções

Mesmo parecendo difícil muitas vezes, manter o foco é essencial para render mais no trabalho e também evitar erros. Fuja de distrações como uso de redes sociais e conversas com colegas fora do tempo determinado para isso. Desabilitar as notificações de aplicativos, manter o celular fora de alcance e utilizar um relógio de pulso para evitar ter que recorrer ao celular para olhar as horas são boas formas de evitar distrações e que ajudam muito a otimizar o tempo.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode e deve ser usada para otimizar o tempo no trabalho. Para isso, é preciso distribuir o tempo entre as atividades e a navegação na internet.  Há várias ferramentas que podem ajudá-lo a otimizar o tempo, como Trello, MS Project, Google Agenda e o Microsoft Excel.
Contudo, lembre-se de ter moderação! O uso excessivo de mensagens instantâneas ou redes sociais pode acabar atrapalhando o seu rendimento em suas tarefas diárias.

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