fbpx

Evair de Melo se reúne com comerciantes para discutir execução do Projeto Cidade Inteligente em Cariacica

Parlamentar destinará R$1,5 milhão para a implantação de Tecnologia e comunicação na Avenida Expedito Garcia

Sustentabilidade, melhoria na qualidade de vida, redução de custos de infraestrutura e uso estratégico dos serviços de informação e comunicação no planejamento e gestão urbana, aperfeiçoando respostas às necessidades sociais e econômicas da sociedade. O que durante muito tempo foi considerado uma utopia, se tornou um projeto cada vez mais próximo da realidade dos brasileiros: as cidades inteligentes.

Visando a implantação deste sistema urbano otimizado no Espírito Santo, o deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo, se reuniu na manhã desta segunda-feira (5) com membros e representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cariacica (CDL Cariacica). O tema central do debate foi a implantação de tecnologia e sistemas de comunicação na principal via da cidade, a Avenida Expedito Garcia. Estiveram presentes na reunião o presidente da CDL, Agostino Cremonini e o presidente do Sindilojistas de Cariacica, José Antonio Pupim, além de lojistas e outras lideranças da região. 

Na ocasião, o parlamentar oficializou o repasse no valor de R$ 1,5 milhão para a Prefeitura Municipal de Cariacica, para a viabilizar a execução do projeto. Evair de Melo ainda se comprometeu a aumentar o valor do montante, caso seja necessário para que o projeto seja efetivado. “Mais uma vez, reafirmo meu compromisso com todos os cidadãos de Cariacica e todos os capixabas! Seguirei lutando pelo desenvolvimento de cada município do estado, levando cada vez mais facilidade e qualidade de vida aos moradores da nossa terra”, declarou.

O valor destinado já havia sido anunciado em junho, através das redes sociais do deputado federal. Dias depois, o presidente da ABDI Igor Calvet, a presidente da Findes, Cris Samorini e o Vereador Renato Machado, de Cariacica, se reuniram para discutir o projeto e agradecer a destinação feita por Evair de Melo. “Cariacica tem muito potencial de crescimento. E através dessa parceria com a ABDI, trazida pelo deputado federal Evair de Melo com certeza viveremos uma experiência de grande aprendizado para o município, que terá mais tecnologia, mais infraestrutura e se tornará ainda mais conectado”, declarou Samorini.

Durante a reunião, lojistas do município se manifestaram sobre o projeto

 “É uma oportunidade de pensar o futuro, mas, um futuro real, uma tecnologia que está ao nosso lado”. Este é o relato de Tito Carvalho, que atua como arquiteto e urbanista. Durante a reunião sobre a implementação do projeto cidade inteligente na Avenida Expedito Garcia, comerciantes e representantes do terceiro setor manifestaram suas opiniões e demandas acerca da iniciativa, que recebeu diversos elogios e contribuições. “Nós fizemos vários debates sobre o futuro da avenida Expedito Garcia, e havia uma dificuldade ao olhar para frente e imaginar o que viria, o que seria realmente mais qualificado — porque nosso maior debate eram os problemas atuais. Então, deputado, a oportunidade que o senhor está dando é de pensar no futuro de forma antecipada, pensar no futuro a partir da tecnologia que virá a ser instalada, com o tempo de amadurecimento, mas com um retorno rápido”, completou Carvalho.

Waldês Calvi, presidente do sindicato atacadista de alimentos do estado, também parabenizou Evair de Melo pela atuação no projeto. “Somos carentes de estrutura e infraestrutura. Campo Grande tem um movimento muito grande, uma movimentação muito grande de pessoas, mas ao mesmo tempo precisamos de soluções para adequação de todos e que isso gere mais desenvolvimento”, declarou.

O projeto de tecnologia também recebeu contribuições de jovens empreendedores da região. Erick, que é lojista do Superatacado e presidente da CDL Jovem de Cariacica, relatou a dificuldade de acesso à internet na sua loja, que fica localizada na Expedito Garcia. “Tive que jogar um acesso por cima do prédio, porque a própria fiação não podia passar por baixo, mostrando dessa forma como Campo Grande é extremamente tradicional. Precisamos dessa tecnologia, precisamos de interação, porque vai nos aproximar cada vez mais dos nossos clientes. Em outras reuniões conversamos sobre os grandes pontos comerciais no entorno que já vem com um pensamento diferente, concorrendo com a Expedito Garcia. E nós temos que estar páreo com a nossa concorrência, porque quanto mais movimentamos o município, mais ele cresce e se desenvolve.”, contou.

Subsecretário de tecnologia e informação de Cariacica, Teófilo Teixeira Dias reiterou os impactos da Transformação Digital, movimento mundial em expansão. “Estamos passando por um movimento mundial denominado de ‘Transformação Digital’, que resume o que todo mundo disse aqui, que é tornar aquilo que é analógico para digital, porém tem uma diferença muito grande, porque não é só entregar aplicativo e fibra ótica, é incluir, é a inclusão social. A Transformação digital engloba tudo isso, é pegar a pessoa que não sabe usar de um aplicativo e conseguir fazer com que ela entenda e use-o de forma clara e fácil, porque os nossos consumidores que utilizam tudo é analógico, continuarão só que uma forma digital, então temos toda uma linha de crescimento para que isso se torne realidade e atinja a todos. Isso é um passo importante para que a gente consiga crescer e trazer competitividade aos nossos negócios. E percebemos que a tecnologia é o caminho, a administração pública tem que se aproximar desse lado, seja ele quem for, pessoa física ou jurídica”, explicou.

Messias Donato, secretário de governo do município de Cariacica, também agradeceu a atuação de Evair de Melo na qualidade de deputado federal. “O deputado Evair de Melo tem sido um parceiro nosso, tem desde o início se colocado à disposição do prefeito Euclério Sampaio, sendo um dos únicos da Bancada Federal a fazer isso. E eu me recordo de quando o prefeito Euclério assumiu e o senhor foi o primeiro deputado federal que bateu na porta do gabinete colocando seu mandato à disposição para a população de Cariacica, e isso para nós foi de uma alegria muito grande.” O secretário também reiterou a importância da aliança entre as autoridades para o desenvolvimento do município. “Cariacica tem uma das menores rendas per capitas do Espírito Santo, e precisamos muito dessa união, e a interlocução do deputado Evair com Brasília e conosco é uma aliança necessária. Nosso subsecretário de Tecnologia e Informação nos deu uma síntese daquilo que representa a tecnologia, e o deputado disse com tanta propriedade e clareza que nos fez entender de forma simples a importância desse projeto e o que trará de benefícios para nós”, completou.

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Mais para explorar